
Se eu pudesse viver novamente minha vida, na proxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade, bem poucas coisas levaria a serio.
Seria menos higienico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria em montanhas, nadaria mais em rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui. Tomaria mais sorvetes e menos lentilhas, teria mais problemas reais e menos imaginarios.
Fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente, cada momento de sua vida; claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente momentos bons.
Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que não ia a parte alguma sem ter termometro, uma bolsa de agua quente, um guarda chuva, e um para quedas;
Se voltasse a viver, viajaria mais leve. Se pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o final de outono. Daria mais voltas em ruelas, contemplaria mais amanheceres se tivesse outra vez a vida pela frente.
Mas podem ver, tenho 85 anos e sei que estou morrendo!
- (Jorge Luis Borges)